domingo, 24 de agosto de 2008

Melão - Fruta de Verão


É uma fruta do Verão por excelência, e bem portuguesa por sinal. Possui propriedades nutricionais e medicinais que o torna, além de saboroso, um precioso auxiliar do funcionamento do corpo humano:

Fonte abundante de fibras, o melão possui grandes quantidades de beta-caroteno (pro-vitamina A) e de vitaminas C e do complexo B. Além disso, é rico em cálcio, fósforo, ferro, potássio, cobre e enxofre. Mas tanta "riqueza" não tem consequências negativas no valor calórico, já que por cada 100 gramas de melão se estão a ingerir apenas 29,9 calorias.

É o alto valor em potássio que torna o melão indicado para doentes cardíacos que usam medicação diurética e para pessoas com afecções do fígado, como hepatites, cirrose hepática e cálculos. É igualmente recomendado na prevenção e no tratamento da gota, reumatismo e prisão de ventre. Mas, atenção, se ingerido em excesso pode causar cólicas e diarreia.

Além disso, é fortificante, calmante e diurético, ajudando ainda à coagulação do sangue. Mas, para as mulheres, uma boa notícia é a de que o melão ajuda a normalizar a menstruação durante a menopausa e activa a circulação.


Artigo publicado em Sapo Saúde. Responsabilidade editorial e científica da Farmácia Saúde.

9 comentários:

Ubiratan Alves Sampaio disse...

Bom dia
fiquei muito surpreso de ver tanta riqueza em uma so fruta.
Quero aproveitar para agradecer por esta grande informação,e estarei passando esta informação para minha esposa e filha que tem um periudo de menstruação muito doloroso.

Anónimo disse...

gostei muito das imf.obrigado

Anónimo disse...

amei as informaçoes gosto muito da fruta agora vou comer mais vezes.e minha filha tbem ela sofre muito durante o periodo menstrual.

Anónimo disse...

Muito bom mesmo saber todos esses benefícios do melão, tenho sempre muita TPM e tb muitas dores musculares!!!

rosemeri disse...

gostei muito de saber que o melao tem todos estes poderes mais queria saber se ele prejudica quem tem diabete obrigada bj!

Anónimo disse...

o melão ajuda também nos sintomas da menopausa,alivia a sensação de calor intenso.

Anónimo disse...

eu achei que era bom pra sicatrisaçao :)

Adilma Cantilino disse...

Boa tarde,
Legal... descobri porque tenho tido tanta diarreia esses dias. Tenho comido muito melão. O melão é uma delícia, mas, tenho que manerar...

Edimilson guedes disse...

O melão é meu coadjuvante no tratamento da pressão arterial, além do mais, me dá mais disposição . constituindo assim, um ótimo energético de pouca caloria. uso e recomendo