quarta-feira, 30 de abril de 2008

O Licopeno

Licopeno é uma substância carotenóide que dá a cor avermelhada ao tomate, melancia, beterraba, pimentão, morango, entre outros alimentos. É um antioxidante que, quando absorvido pelo organismo, ajuda a impedir e a reparar os danos às células causados pelos radicais livres.

Os radicais livres são produzidos durante as funções normais do corpo humano, como respiração e actividade física. Também são formados como resultado do hábito de fumar, exposição exagerada ao sol, poluição do ar e stress. São altamente reactivos e, se não controlados, podem danificar as moléculas importantes das células saudáveis do corpo humano. Isso pode contribuir para o desenvolvimento de várias doenças, como o cancro e as doenças cardiovasculares.

Assim como o betacaroteno, o licopeno é transportado no sangue humano através de lipoproteínas, principalmente a LDL. A principal função da LDL é fornecer colesterol para as células do corpo e, ao fazer isso, também fornece licopeno e betacaroteno. Os maiores níveis de licopeno e betacaroteno são encontrados no fígado (principal local de armazenamento).

A melhor fonte de licopeno é o tomate. É um alimento pouco calórico, com efeitos antioxidantes, fonte de fibras e muito utilizado na culinária. Este possui maior aproveitamento quando combinado com uma pequena quantidade de gordura, preferencialmente do tipo monoinsaturada.

A absorção do licopeno é maior quando o alimento em questão é cozido, pois o rompimento das paredes celulares facilita o contacto deste com a mucosa intestinal. O licopeno da melancia e do mamão é muito biodisponível (em torno de 60%), enquanto o do tomate cru está em 13%, contra 70% do mesmo quando cozido. Assim sendo, alimentos como a massa e o molho de tomate são óptimas fontes desse antioxidante valioso.

Existem algumas evidências de que o consumo regular de licopeno diminui a probabilidade do indivíduo ter cancro da próstata.


Resumo de artigo publicado na Wikipedia

domingo, 27 de abril de 2008

Se tem anemia…. Coma Beterraba

A beterraba é um vegetal originário do sul da Europa, nomeadamente da região do Mediterrâneo. Existem em 3 tipos distintos:
  • Beterraba açucareira (branca) para a produção de açúcar;

  • Beterraba forrageira, para a alimentação animal;

  • Beterraba vermelha, que é a mais conhecida e a que colocamos nos nossos pratos.

A beterraba contém muitos nutrientes como o potássio, fósforo, ferro, silício, sódio, cloro, zinco e manganês. Para além disso é também uma fonte importante de vitaminas A, B, e C e também de ácido fólico.

É por isso importante para a manutenção dos tecidos cerebrais, para a construção óssea e para a regulação das funções musculares e nervosas.

A beterraba é recomendada para situações de anemia, devido à riqueza em ferro e ácido fólico. É também aconselhada para problemas dentários, principalmente para quem tem dentes fracos ou gengivas inflamadas. O seu efeito laxante pode ajudar a ultrapassar alguns problemas intestinais. Este vegetal pode também ser importante no combate a problemas de baço e fígado. O sumo de beterraba é diurético, permitindo combater problemas renais, descongestionando as vias urinárias.

A Dra. Célia Francisco, especialista em Controlo de Peso, da Clínica Metabólica recomenda: Para situações de anemia deve beber-se de manhã, durante 2 semanas, sumo de beterraba (juntar no liquidificador 1 beterraba + 1 copo de água + sumo de limão)
Para ultrapassar, cortar 2 beterrabas em rodelas finas, colocar numa tigela e cobrir com açúcar mascavado e deixar macerar durante a noite. O sumo obtido deve beber-se todas as manhãs.

Resumo de artigo publicado na edição de Março de 2008 da revista Men’s Health, por Sandra Maurício.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Chá quente às refeições é saudável

Os chineses e os japoneses bebem chá quente (de preferência, chá verde) durante as refeições e nunca água ou bebidas geladas.


Deveríamos adoptar este hábito!!!

Líquidos gelados durante e após as refeições solidificam os componentes oleosos dos alimentos e retardando a digestão. Reagem com os ácidos digestivos e serão absorvidos pelo intestino mais depressa do que os alimentos sólidos, demarcando o intestino e endurecendo as gorduras, que permanecerão por mais tempo no intestino.


Daí o valor de um chá morno ou até água morna depois de uma refeição, pois facilita a digestão e amolece as gorduras para serem expelidas mais rapidamente, o que também ajuda no emagrecimento. Também faz reduzir o mau colesterol nos intestinos.


Artigo fornecido por Maura Ferreira.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Alimentos contra a Diabetes

A Diabetes

Ocorre quando há um aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue. Isto é, quando estes níveis são superiores a 110 mg/dl sanguíneo, situação denominada hiperglicemia.

Combata-a com:

  • Lacticínios
    Muitos pacientes com diabetes tipo 2 têm falta de zinco, pelo que se aconselha a ingestão de alimentos ricos neste mineral. Os derivados de leite são os mais importantes. O ideal é optar pelos lacticínios magros e por aqueles que são enriquecidos com as vitaminas que se perdem durante o processamento destes alimentos, como a E.

  • Frango
    Particularmente as coxas, que têm um alto conteúdo de zinco. Prefira cozinhá-lo sem pele e lembre-se que não é recomendável comê-lo frito, para não anular as vantagens desta carne magra.

  • Canela
    A medicina chinesa valoriza bastante esta especiaria, uma vez que ajuda o organismo a processar insulina de forma muito eficaz.

  • Cebola
    Tanto crua como cozida, reduz os níveis de açúcar no sangue. A causa pode estar na influência que exerce sobre o metabolismo da glicose no fígado, ou na insulina que liberta.

  • Brócolos
    A sua riqueza em crómio é a chave dos seus benefícios em caso de desequilíbrio no nível de glicose no sangue. O crómio melhora a eficácia da insulina e regula os seus níveis.

  • Pólen
    Elaborado pelas abelhas, é um autêntico multivitamínico natural e uma boa fonte de zinco. Para além disso, aumenta a resistência das paredes capilares prevenindo, assim, as hemorragias cerebrais e cardíacas.

  • Massa e arroz integral
    É uma excelente fonte de energia para os diabéticos, composta por hidratos de carbono de absorção lenta, que tornam vagarosa a passagem de glicose pelo sangue. De qualquer das formas, se padecer desta doença, cinja-se às quantidades autorizadas pelo seu médico.

  • Vinagre
    De acordo com um recente estudo da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, tomar duas colheres de vinagre antes ou durante as refeições principais reduz visivelmente a concentração de insulina e de glicose no sangue depois das refeições.

  • Fibra
    Para além de absorver a gordura para o seu interior, também absorve o açúcar alimentar. ajuste o volume de fibra a ingerir de acordo com as indicações do seu médico.

Excerto de artigo publicado por Madalena Alçada Baptista, no site Saúde do Sapo, da responsabilidade da revista Prevenir. Revisão científica: Dra. Magda Roma (nutricionista)

domingo, 20 de abril de 2008

Morangos com...

O morango é uma fruta que contém grande quantidade de vitamina C. O seu consumo permite:


  • Evitar a fragilidade dos ossos;
  • Evitar a má formação dos dentes;

  • Dar resistência aos tecidos;

  • Agir contra infecções;

  • Ajudar a cicatrizar feridas;

  • Evitar hemorragias.

O morango possui também, em menor quantidade, vitamina B5, que permite evitar problemas de pele, do aparelho digestivo, do sistema nervoso e reumatismo, e Ferro que é importante na formação do sangue.

Natural ou em sumos, o morango é recomendado como auxiliar no tratamento da gota e do reumatismo. É ainda eficiente contra infecções do fígado, garganta e vias urinárias.

O morango é também rico em licopeno, uma substância antioxidante (responsável pela cor vermelha do morango e também do tomate) que quando consumida regularmente, ajuda a diminuir as probabilidades de vir a ter cancro da próstata.


Excerto de artigo publicado por Francine Sarturi Prass no site Nutrição Ativa

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Substâncias Nutricionais - Parte 1




As vitaminas são substâncias encontradas nos alimentos em pequena quantidade, mas indispensáveis para o funcionamento normal do organismo. Quando há deficiência ou falta completa de vitaminas na dieta, ou quando elas se perdem pelo processo de cozedura dos alimentos, estabelece-se um quadro de Desnutrição e Avitaminose. São conhecidas cerca de 17 vitaminas, sendo as principais:


VITAMINA A
Mantém a saúde dos tecidos da pele, do globo ocular e das mucosas em geral. A sua carência na alimentação resulta em perturbações visuais, escamação da pele, garganta ressequida, cabelos fracos e cegueira nocturna.

Principais fontes: Abacate, Acelga, Abóbora, Brócolos, Caju, Chicória, Mamão, Melão, Cenoura, Espinafre, Manga e Pêssego.


VITAMINA B1
Regula a eliminação de substâncias inúteis ao organismo. Estimula o apetite, favorecendo o desenvolvimento físico e regula o sistema nervoso. A sua carência resulta em inapetência, dificuldade digestiva, dores musculares e debilidade nervosa.

Principais Fontes: Amêndoa, Amendoim, Arroz integral, Aveia, Castanha, Levedura de cerveja.


VITAMINA B2
Responsável pela alimentação das células cerebrais e nervosas em geral. Contribui também para a manutenção dos tecidos de pele e dos olhos. A sua ausência do organismo resulta em lesões na língua, nas mucosas da boca, e em redor do nariz. Para além disso torna os lábios secos e a língua avermelhada e pode causar distúrbios oculares, tais como catarata ou o glaucoma.

Principais Fontes: Abacate, Amêndoa, Amendoim, Brócolos, Castanhas, Espinafre, Feijão Branco, Levedura de cerveja.


VITAMINA B5
Assim como as restantes vitaminas do grupo B, a B5 (Niacina) age sobre os tecidos da pele e sobre as células nervosas. Além disso, influi favoravelmente nas funções do aparelho digestivo. A sua carência resulta em Dermatose, Diarreia e Manchas da Pele.

Principais Fontes: Amendoim, Castanha, Levedura de cerveja, Pimentão e Trigo Integral.


VITAMINA B6
Também age sobre as células nervosas e os tecidos da pele.

Principais Fontes: Farelo de Trigo (fibra), Germe de Trigo, Leite, Levedura de cerveja e Banana.


VITAMINA B12
Combate os vários tipos de Anemia, actua sobre as células nervosas e favorece a absorção das proteínas e aminoácidos. Sua carência resulta em anemia perniciosa e perturbações nervosas.

Principais Fontes: Amêndoa, Batatas, Cereais Integrais, Germe de Trigo, Leite, Levedura de Cerveja, Hortaliças de cor verde.


Artigo de Gardência Martins publicado no site Mombaça Online.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Substâncias Nutricionais - Parte 2

VITAMINA C
Fortalece os sistemas de defesa do organismo e os capilares sanguíneos. A sua carência resulta em predisposição às infecções, gripes e constipações, alergias e debilidade geral. As carências crónicas podem causar escorbuto (doença muito frequente nos marinheiros da época dos Descobrimentos) e depressão mental.

Principais Fontes: Ananás, Abacaxi, Acerola, Alface, Alho, Caju, Cebola, Espinafre, Laranja, Limão, Pimentão.


VITAMINA D ( D1, D2, D3 )
Regula a absorção de cálcio e fósforo. A carência na infância resulta em raquitismo e desenvolvimento anormal de dentes e ossos. Havendo carência na idade adulta, podem ocorrer cáries dentárias, osteoporose e amolecimento dos ossos.

Principais Fontes: Sol, Gema de Ovo, Leite e Derivados.


VITAMINA E
Responsável pelo fortalecimento do sistema muscular e reprodutor. Sua carência pode resultar em abortos involuntários, esterilidade e dores musculares.

Principais Fontes: Abacate, Alface, Óleo de Amendoim, Banana, Couve, Germe de Trigo, Soja, Milho.


VITAMINA H
Proporciona saúde e beleza à pele. É também indispensável na coordenação motora. A sua carência resulta em Caspa, Debilidade Geral, Dores Musculares, Eczema, Seborreia e Sonolência Excessiva.

Principais Fontes: Arroz Integral, Aveia, Banana, Germe de Trigo, Leite e Levedura de Cerveja.


VITAMINA K
Fortalece os vasos sanguíneos, favorece a coagulação do sangue e mantém o equilíbrio do sistema circulatório. A carência resulta em Hemorragia.

Principais Fontes: Algas Marinhas, Cebola, Cenoura, Couve, Espinafre e Iogurte Natural.


VITAMINA P
Tem funções parecidas com as da Vitamina C. Além disso, proporciona a resistência dos vasos sanguíneos, dos tecidos da pele e fortalece o sistema imunológico. A sua carência resulta em Escorbuto e sensibilidade às Infecções.

Principais Fontes: Cidra, Laranja, Lima, Limão, Tangerina.


FIBRAS
Substância presente em alimentos integrais, frutas e verduras, que auxiliam no processo gastrointestinal.

Principais Fontes: Arroz Integral, Aveia, Cevada, Centeio, Ervilha, Germe de Trigo, Grão-de-bico, Lentilha, Milho, Macarrão Integral, Soja, Trigo Integral.


CÁLCIO
Substância responsável pela formação da estrutura óssea, contribui na absorção, pelo organismo, da Vitamina “K” e coordena as funções do sódio e do potássio.

Principais Fontes: Ovos, Couve, Leite (vaca ou cabra), Soja (farinha), brócolos.


Artigo de Gardência Martins publicado no site Mombaça Online.

domingo, 13 de abril de 2008

Os Motivos para comer salmão


Os especialistas Robert Goldberg e Joel Katz, da Universidade York, em Toronto, Canadá, revelaram que suplementos de ômega-3 podem reduzir a dor decorrente de inflamações. O ômega-3 é uma gordura polisaturada abundante em peixes de águas frias e profundas, como o salmão e a sardinha.


CÓLICAS

Os especialistas analisaram 17 estudos, num método chamado meta-análise, e concluíram que os pacientes que tomaram ômega-3, em três ou quatro meses afirmaram sentir menos dor (Neste caso dores reumáticas e cólicas menstruais).

“Os pesquisadores relataram que houve um efeito analgésico importante, mas não podem afirmar ainda qual a dose eficaz. Observaram também que algumas pessoas parecem ser mais susceptíveis a esse efeito do que outras, o que estaria determinado pela predisposição genética”, diz Marco Dias Leme, nutricionista do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas e que apresentou a novidade, em Julho, durante o II Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada, que aconteceu em São Paulo.


EFEITO ANALGÉSICO

Segundo a nutricionista Maria Izabel Lamounier de Vasconcellos, de São Pau­lo, esse é um novo foco para o auxílio do paciente com dor. “No seu processo de digestão, o ômega-3 divide-se em minúsculas substâncias, que têm uma acção anti-inflamatória sobre as células”, explica. Ela frisa no entanto, que essas substâncias podem ter um efeito ainda melhor se tivermos uma ingestão correcta de vitamina E.

“Essa vitamina, presente no azeite e nos óleos de soja e milho, entre outras fontes, ajuda a manter a membrana da célula íntegra e protege contra o estímulo da dor. É um coadjuvante, portanto, do ômega-3.”

O médico e acupunturista Marcius Luz, de São Paulo, explica que o ômega-3 concorre com outros transmissores do impulso nervoso. “Imagine três escadas rolantes, que seguem para o mesmo lugar. O que o ômega-3 faz é subir numa delas e bloquear a passagem da dor. É uma vantagem. Mas é bom entender que só isso não substitui a necessidade de medicamentos”, considera. Pelo menos, ainda não.


QUANTO INGERIR?

Embora não se saiba a quantidade diária de ômega-3 eficiente para minimizar a dor, existe a recomendação geral para que a população consuma salmão ou sardinha frescos três vezes por semana. É uma acção preventiva!


Artigo de Kátia Stringueto para a Revista Bons Fluidos publicado no site http://blogvisao.wordpress.com em 09-08-2007

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Alimentos contra o Colestrol

O Colesterol alto

A hipercolesterolemia é diagnosticada quando os níveis de colesterol total superam os 200 mg/dl. O mesmo também acontece quando os níveis de LDL (colesterol mau) são superiores a 130 mg/dl ou os de HDL (bom colesterol) inferiores a 35 mg/dl, no homem, e 40 mg/dl na mulher.

Alimentos que ajudam a combater o colestrol alto:
  • Arroz
    Um estudo da Universidade de Rochester revelou que o nível de colesterol LDL diminui até 62% com a ingestão de tocotrienol, uma forma de vitamina E presente na casca do grão de arroz. Trata-se de um poderoso antioxidante, cada vez mais estudado, devido a este espectacular efeito sobre os lípidos de alta densidade (LDL).

  • Cebola
    A elevada quantidade de aliína que contém facilita a circulação do fluxo sanguíneo, evitando a formação de placas de colesterol nas artérias.

  • Maçã
    Contém metionina, um aminoácido essencial que participa no metabolismo das gorduras, regulando os níveis de colesterol no sangue.

  • Mirtilos (Arando ou Uva-do-monte)
    As suas antocianinas previnem a oxidação do colesterol e liquidificam o sangue, prevenindo as placas de ateroma (lesão nas artérias provocadas pelo depósito de colesterol).

  • Peixes azuis (atum, sardinha, truta, salmão, arenque, cavala, enguia)
    Os organismos internacionais de Nutrição recomendam a ingestão de 1 a 1,5 g por dia de ácidos gordos ómega-3, o que equivale a cerca de três porções de peixe azul por semana. Estes ácidos gordos têm especial importância na inibição plaquetária, ou seja, são bons aliados da saúde das artérias.

  • Abacate
    Tem fama de ser muito calórico (e, de facto, é, apesar das suas gorduras serem saudáveis), mas ingerido com moderação é um bom regulador do colesterol, graças às suas gorduras insaturadas.

  • Iogurte com prebióticos
    Os prebióticos em geral diminuem o pH do aparelho digestivo. Tal acontece devido aos ácidos gordos da cadeia curta que contêm. Segundo investigações recentes, um deles, o propiónico, participa activamente na inibição da síntese de colesterol no fígado.

  • Citrinos e Kiwi
    Estas frutas, ricas em vitamina C e E (fabulosos antioxidantes), evitam a formação de trombos (coágulo sanguíneo no interior de um vaso), uma vez que contrariam a oxidação do LDL (mau colesterol), responsável pela formação de ateromas e impedem a captação de colesterol por parte dos vasos sanguíneos.

  • Fibras
    As fibras beneficiam o nosso organismo de diversas formas, uma delas é no momento da absorção dos nutrientes: as fibras são consideradas como esponjas e absorvem para o seu interior as gorduras alimentares, prevenindo a absorção de gorduras para a nossa corrente sanguínea.

Recomendações:

Modere a ingestão de excitantes como o café e o chá preto, que aceleram a circulação sanguínea podendo levar à formação de ateroma (placa de gordura nos vasos sanguíneos que leva ao bloqueio da circulação sanguínea, provocando doenças cardiovasculares).

E reduza a ingestão de carnes gordas, enchidos, fumados, molhos e fritos. Atenção a estes elementos da nossa alimentação pois são superpoderosos no aumento do colesterol LDL.


Excerto de artigo publicado por Madalena Alçada Baptista, no site Saúde do Sapo, da responsabilidade da revista Prevenir. Revisão científica: Dra. Magda Roma (nutricionista)

quarta-feira, 9 de abril de 2008

A cafeína protege o cérebro

A cafeína pode proteger o cérebro contra problemas neurológicos, causados por dietas ricas em colesterol, e prevenir doenças como Alzheimer, segundo um estudo publicado na revista científica Journal of Neuroinflammation

Segundo a pesquisa, a cafeína reforça a barreira sanguínea do cérebro – estrutura que protege o sistema nervoso central contra substâncias químicas presentes no sangue. Estudos anteriores tinham mostrado que um nível alto de colesterol no sangue prejudica o isolamento da barreira, o que, segundo especialistas em Alzheimer, torna o cérebro mais vulnerável a danos que podem causar ou estimular a doença.

A equipa de investigação da Universidade de Dakota do Norte, EUA, alimentou coelhos com uma dieta rica em colesterol e dividiu os animais em dois grupos – um recebeu o equivalente a um café por dia e o outro não recebeu nenhuma dose de cafeína. Após 12 semanas, os investigadores realizaram vários exames aos coelhos e identificaram que a barreira sanguínea dos que ingeriram cafeína estava menos danificada pelo colesterol do que a do segundo grupo.

Segundo Jonathan Geiger, coordenador da investigação, os resultados ajudaram a explicar que o colesterol é um factor de risco para a doença de Alzheimer e como a cafeína pode ser usada no seu tratamento. "A cafeína parece bloquear os efeitos prejudiciais do colesterol que prejudicam o isolamento da barreira sanguínea" , disse. "É substância segura e disponível e sua habilidade de estabilizar a barreira sanguínea no cérebro significa que pode ter um papel importante no tratamento de problemas neurológicos", concluiu o pesquisador.

De acordo com a coordenadora de pesquisa da organização britânica Alzheimer Disease Society, Susanne Sorensen, o estudo traz informações importantes sobre os benefícios da cafeína na prevenção da doença. "Esta é a melhor prova de que uma quantidade de cafeína equivalente a um café por dia pode proteger o cérebro contra o colesterol" , afirmou Sorensen.

Apesar disso, Sorensen afirma que são necessárias mais pesquisas para avaliar se benefício do impacto da ingestão de cafeína também pode ser observado em humanos.


Artigo publicado na edição online do jornal Sol.

domingo, 6 de abril de 2008

Água...é vida

Água é sinónimo de vida – não é à toa que uma das grandes preocupações do momento é a preservação deste líquido cada dia mais precioso. Economizar água é palavra de ordem na nossa era. Só não vale para um caso: hidratar seu corpo.

Para ajudar a manter o corpo e a saúde em dia, destacamos oito motivos que fazem da água uma das suas melhores amigas:

  1. Facilita a Digestão
    A água ajuda na formação de enzimas (substâncias que facilitam as reacções químicas no organismo) e também da saliva e do suco gástrico, que actuam na digestão.
  2. Combate o Inchaço
    Sem uma hidratação adequada, o volume de sangue diminui. Assim, as vitaminas e os minerais que ele carrega demoram mais tempo para chegar às células e, consequentemente, na pele e nas extremidades como cabelo e unhas. Por outro lado, bem hidratada, a pele fica bonita e o cabelo e as unhas ficam mais fortes. Além disso, com uma boa irrigação, o organismo não retém sódio – responsável pelo inchaço.
  3. Reduz Infecções
    Com uma boa hidratação consegue assegurar que seu corpo será bem nutrido pelo sangue. É ele também que transporta minerais, como o ferro – importante para fortalecer as defesas do organismo.
  4. Regula a Temperatura
    Por meio da transpiração, a água evita que o organismo entre em colapso com alterações bruscas de temperatura e faz com que ele se adapte ao ambiente.
  5. Melhora o desempenho na actividade física
    O melhor desempenho em actividades físicas ocorre porque as fibras musculares “ficam azeitadas”, deslizando com mais facilidade, o que reduz o risco de cãibras e de contusões.

  6. Desintoxica e previne a celulite
    Grande parte das toxinas é expulsa do nosso organismo por meio da urina e do suor. Por dia, eliminamos 1 litro e meio de urina e o equivalente a um copo de água na transpiração. Se não houver hidratação suficiente, esse processo – e a sua saúde! – ficam comprometidos. A água amolece as fezes, facilitando a sua eliminação. Todo esse conjunto, aliado à melhoria na circulação sanguínea, acaba por prevenir o aparecimento da celulite.
  7. Ajuda a emagrecer
    Isso acontece principalmente quando consumimos água em conjunto com fibras solúveis, existentes por exemplo, nas frutas e na aveia. Em contacto com a água, as fibras incham como uma esponja e dão sensação de saciedade. A água também pode “enganar” temporariamente o estômago com sua presença, mas, como ela não sofre digestão e absorção, essa sensação passa rapidamente e a fome reaparece.
  8. Melhora a absorção dos nutrientes
    É o sangue que carrega a glicose e outros nutrientes para as células, alimentando-as. E só uma hidratação adequada garante o volume ideal de sangue para transportar os nutrientes. Além disso, para serem absorvidos, é necessário água. É o caso das vitaminas C e do complexo B, que reforçam as nossas defesas.

Resumo de artigo publicado por Kátia Cardoso no site Nutrição Ativa.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

As fortunas da romã

A romã tem um enorme simbolismo, acreditando-se que traga fortuna, aquém guardar 7 dos seus bagos na carteira.

No Médio Oriente a romã é mais consumida sob a forma de sumo. Um estudo israelita permitiu concluir, que um grupo de homens que consumiu diariamente, durante um ano, cerca de 60 dl de sumo de romã, viram a pressão sistólica diminuir até 21% e a irrigação sanguínea do coração melhorar consideravelmente.

A romã é rica em água e pobre em gorduras e proteínas. Cada 100 g de romã fornece cerca 14 g de hidratos de carbono e 55 kcal. Contém ainda fibras, vitamina C e ferro.


Resumo de artigo publicado na edição de Março de 2008 da revista Men’s Health, por Sandra Maurício.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Caminhar é preciso

A Universidade de Washington, nos Estados Unidos, difundiu um estudo segundo o qual, praticantes assíduos da caminhada, ganham em média, um ano a mais de vida.

A caminhada contribui directamente para o controle da pressão sanguínea e dos índices de colesterol e glicemia e reduz com isso os riscos de uma doença cardíaca. Para tal, afirmam os especialistas, deve manter-se um ritmo de pelo menos 5 quilómetros por hora. Para além disso de todas as actividades físicas, a caminhada é a mais fácil de praticar. É por isso um bom começo para abandonar a vida sedentária.


Caminhada ao ar livre

  • Gasto calórico (kcal por hora): 350
  • Velocidade indicada para os iniciantes: a partir de 5 quilômetros por hora
  • Rotina ideal: meia hora por dia, três vezes por semana (em dias alternados)
  • Postura correcta: braços relaxados ao longo do corpo, porque assim eles ajudam a dar impulso, e passos firmes, para garantir a constância dos movimentos

Benefícios


  • Ajuda no controle de colesterol, diabetes e hipertensão – o que faz os riscos de uma doença cardíaca caírem 18%, segundo uma pesquisa da Universidade Harvard.
  • Os sintomas da depressão se reduzem à metade, de acordo com uma pesquisa da Universidade do Texas.
  • Depois de três semanas de caminhada regular, o metabolismo acelera até 30% e é mais fácil perder peso
  • Em seis meses, o fôlego aumenta 10%.
  • Fortalece os músculos das pernas e do abdómen.

A importância do número de passos


  • 3 000 - É a média de passos que uma pessoa sedentária dá naturalmente por dia
  • 5 000 - É o número de passos que uma pessoas deve caminhar para manter o peso sem fazer dieta
  • 10 000 - É o mínimo de passos diários necessários para que alguém comece a emagrecer

Excerto de artigo publicado Monica Weinberg no site Libertas