domingo, 3 de maio de 2009

Chá vermelho tem três vezes mais antioxidantes que outras infusões


Estudo português reconhece a capacidade antioxidante de bebida de Rooibos, planta originária da África do Sul.
São inúmeros os estudos que atestam a capacidade antioxidante de Rooibos, uma planta originária da África do Sul e que dá origem ao chá vermelho. O mais recente, publicado em Fevereiro pela Escola Superior de Biotecnologia, da Universidade Católica do Porto refere que o consumo de Rooibos em expresso tem três vezes mais antioxidantes do que uma infusão de chá verde ou preto.

A sua composição única em antioxidantes torna-o o único alimento fornecedor de aspalatina e um dos dois únicos fornecedores de notofagina, que previnem o envelhecimento celular.

Mas a bebida de Rooibos tem mais do que os antioxidantes, que reforçam as defesas do organismo contra a acção dos radicais livres. Não tem cafeína, por isso, quando tomado quente assume um efeito relaxante, benéfico contra a irritabilidade, insónia e depressão; e é naturalmente adocicado, pelo que dispensa a adição de açúcar, favorecendo a adopção de um regime alimentar equilibrado.

Rooibos é benéfico para a saúde do coração pois além de rico em fitoquímicos protectores fornece ainda sais minerais, como o cobre, cujas funções no controlo dos níveis de colesterol e da pressão arterial fazem dele um mineral chave na protecção cardiovascular.

A bebida tem uma baixa concentração de taninos pelo que não dificulta a digestão e a absorção de nutrientes, como o ferro, nem causa obstipação, contra a qual pode ser benéfico.

Por outro lado, é um excelente hidratante, também para desportistas.


Artigo publicado em Sapo Saúde em 2009-04-14

Sem comentários: