domingo, 31 de maio de 2009

Componente do chá verde pode ajudar a bloquear o VIH


O chá verde pode esconder o segredo para o desenvolvimento de um gel vaginal anti-HIV eficaz, segundo um estudo alemão publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences.

De acordo com os autores, a molécula EGCG, presente no chá, pode combater a formação de proteína beta-amilóide, que recentemente foi associada à infecção pelo vírus da SIDA.

Estudos recentes indicam que o sémen contém um factor chamado SEVI (algo como «Potencializador de Infecção Viral Derivado de Sémen»), tipo de proteína beta-amilóide que acompanha o VIH (Vírus de Imunodeficiência Humana) até a entrada da célula que irá infectar. E outras pesquisas mostram que compostos do chá verde podem ajudar na prevenção de doenças neurológicas associadas à formação de beta-amilóide, como Alzheimer e Parkinson.

Em novos testes em laboratório, cientistas alemães descobriram que as moléculas EGCG do chá verde degradam as fibrilas do SEVI, inibindo o efeito do sémen de potencializador de infecção. A partir disso, eles esperam que a adição do composto a um gel vaginal possa torná-lo mais eficaz contra a infecção pelo VIH na relação sexual, sem causar irritação local.

Artigo publicado em Sapo Saúde em 21-05-2009.

Sem comentários: