quarta-feira, 13 de maio de 2009

Suplemento de vitaminas pode prejudicar efeitos benéficos do exercício físico


Estudo sugere que as vitaminas C e E impedem que o organismo fique mais resistente à diabetes.
Se você resolveu praticar exercício físico para emagrecer e colocar a saúde em dia, vá em frente, mas cuidado: evite tomar suplementos vitamínicos ao mesmo tempo. Essa é, pelo menos, a conclusão de um estudo coordenado por investigadores alemães. Eles verificaram que o consumo dos suplementos alimentares pode prejudicar colocar o efeito benéfico do exercício físico, em especial no que se refere à prevenção contra a diabetes.

Os resultados da pesquisa, liderada por Michael Ristow, da Universidade de Iena, estão na edição desta semana da revista científica americana "PNAS". O estudo envolveu 40 homens adultos saudáveis, que iniciaram um programa de exercícios físicos. Metade deles recebeu suplementos das vitaminas C e E e metade não ingeriu as vitaminas.

Os investigadores usaram biópsias dos músculos dos voluntários para examinar o que acontecia com o metabolismo deles. Normalmente, o que acontece é que a actividade física facilita a acção da insulina no organismo das pessoas, ajudando a prevenir a diabetes.

Acontece que os sinais de uma melhoria no metabolismo da insulina eram praticamente anulados nas pessoas que ingeriam os suplementos de vitaminas. Para os pesquisadores o «elo perdido» desse fenómeno misterioso pode ser a produção de radicais livres, formas quimicamente instáveis de oxigénio produzidas pelas células durante o esforço físico. Acontece que as vitaminas C e E possuem efeito antioxidante, acabando com os radicais livres. Ou seja, é como se o corpo não sentisse os efeitos do exercício.

É importante lembrar que os investigadores não desaconselham o consumo de frutas, verduras e outros alimentos ricos em vitaminas. Mas os dados mostram que a ingestão de suplementos de vitamina C e E precisa ser repensada.


Artigo publicado em Sapo Saúde, em 12-05-09.

Sem comentários: