sexta-feira, 12 de junho de 2009

Caril pode prevenir Alzheimer


Comer caril uma ou duas vezes por semana pode ajudar na prevenção de Alzheimer ou demência, revela um investigador americano.

Se não é fã de comida asiática, a pesquisa agora revelada no Reino Unido pode fazê-lo mudar de ideias: segundo o professor Murali Doraiswamy, da Universidade de Duke na Carolina do Norte, EUA, a curcumina - componente de uma raiz usada para fazer caril -consegue evitar que se espalhem as placas amilóides, depósitos de proteínas que degradam as ligações entre as células cerebrais.

Este efeito poderia prevenir doenças como Alzheimer ou demência, um benefício para os amantes de caril que incluam na sua alimentação esta mistura de especiarias entre duas a três vezes por semana. Segundo o site da BBC, os investigadores obtiveram resultados positivos nos testes que efectuaram com ratos, estando agora a estudar uma forma de aplicar a mesma terapêutica em pacientes de Alzheimer, que poderão tirar proveito da curcumina.

Ainda assim, Doraiswamy sublinha que só uma dieta equilibrada, aliada ao exercício físico e à ingestão de caril conseguirá os efeitos de prevenção desejados. Está também a ser estudada a hipótese de desenvolver um comprimido com esta substância, a curcumina, para que não seja necessária a ingestão de caril em grandes quantidades.

Notícia publicada no DN em 03-06-2009

Sem comentários: