quarta-feira, 3 de junho de 2009

Gengibre pode ajudar doentes de cancro a enfrentar náuseas da quimioterapia


Ânsia e vómitos podem atingir até 70% das pessoas nessa condição. Uma colher de chá reduziu os efeitos negativos do tratamento de tumor.

Investigadores descobriram que uma colher de chá de gengibre pode diminuir a náusea associada ao tratamento de quimioterapia. A náusea e os vómitos estão entre os mais comuns e altamente desagradáveis efeitos indesejados no tratamento dos tumores malignos. Cerca de 70% dos pacientes podem vir a sentir esses problemas.

Os resultados da pesquisa foram apresentados pela Sociedade de Oncologia Clínica. Foram estudados mais de 600 pacientes que estavam em tratamento com quimioterápicos e que tinham apresentado náuseas e vómitos nos primeiros ciclos.

Divididos em grupos, os participantes receberam no ciclo seguinte de tratamento um suplemento de pílulas de gengibre ou placebo, além dos medicamentos habituais para a náusea. As doses de gengibre equivaliam a 1, 1,5 e 0,5 grama de gengibre ralado. Os pacientes começavam a tomar as doses de gengibre três dias antes de começarem a quimioterapia e mantiveram-nas até ao fim do ciclo.

Todos as dosagens de gengibre foram eficientes na redução da náusea associada ao tratamento. Aqueles que receberam a dose menor, 0,5 gramas por comprimido, apresentavam os melhores resultados. A redução, que foi de 40% nos melhores casos, aponta para uma associação interessante entre medicina complementar e tradicional.


Artigo publicado em Sapo Saúde em 25-05-2009

Sem comentários: