quarta-feira, 17 de junho de 2009

Estudo revela estado de hidratação dos portugueses

Com as temperaturas a subirem o consumo da líquidos tem de ser maior, para o bem da sua saúde.

O Instituto Hidratação e Saúde apresentou o primeiro estudo nacional sobre a Hidratação dos Portugueses, revelador de que existem segmentos da população portuguesa com aportes hídricos inferiores ao recomendado.

Ora, por aporte hídrico entende-se a quantidade de água ingerida através de todas as bebidas consumidas. O estudo evidencia que do aporte hídrico total, 43% foi proveniente do consumo de água, sendo o restante distribuído por leite e iogurtes (22%), café e chá (11%), bebidas alcoólicas (10%), refrigerantes (7%) e sumos naturais e embalados de fruta (7%).

Os resultados deste estudo mostram que o aporte hídrico da população é semelhante em ambos os sexos da população portuguesa e diminui com o avançar da idade, sendo que na população masculina, no grupo etário dos 31 aos 70 anos de idade, a ingestão de líquidos é inferior tanto às recomendações americanas como às europeias.

O estudo indica ainda que o aporte hídrico aumenta com o nível de rendimento e no Norte a população tem um aporte hídrico superior às restantes, sendo a região do Alentejo aquela que menores resultados apresenta.

Segundo Patrícia Padrão, porta-voz do Comité Científico do IHS, “os resultados deste estudo enfatizam a necessidade de programas educativos das populações, que promovam o reconhecimento da importância do estado de hidratação para uma vida saudável e que considerem nas suas recomendações não apenas o consumo de água mas também de outras bebidas”.

Artigo publicado em Sapo Mulher em 29-05-2009.

Sem comentários: