domingo, 4 de outubro de 2009

Como saborear chocolate sem remorsos?


Será que o chocolate pode fazer parte de um padrão alimentar saudável? Em que quantidade? E a sua ingestão, tem algum benefício para a saúde? Ou apenas promove uma agradável sensação de prazer? Deixamos a resposta a estas e outras dúvidas, para que possa apreciar chocolate com mais prazer e menos remorsos, mantendo sempre consciente as suas escolhas.

O chocolate é um alimento que, por ter na sua composição uma quantidade considerável de cacau, tem vindo a ser associado a vários benefícios para a saúde. De facto, as sementes do cacau são particularmente ricas em polifenóis (antioxidantes igualmente presentes no chá verde e no vinho tinto), substâncias que parecem ajudar a reduzir a hipertensão arterial, a resistência à insulina e os níveis elevados de colesterol, promovendo assim a saúde cardiovascular.

Entre os diferentes tipos de chocolate conhecidos, o chocolate preto é aquele que mais consenso reúne sobre os benefícios referidos. O seu maior teor de polifenóis (cerca de 500 mg por cada 100 g de chocolate preto) abona em favor desta afirmação. Deve no entanto ter-se em conta que alguns métodos de processamento do chocolate podem destruir parte destes polifenóis, pelo que se aconselha a escolher os de melhor qualidade.

Adicionalmente, algumas investigações apontam para uma menor absorção dos polifenóis presentes no chocolate quando este é consumido com leite ou quando se opta pelo chocolate de leite. Ainda assim, outras investigações não comprovam estes resultados, pelo que ainda permanecem algumas dúvidas sobre este assunto.

Quando se fala na quantidade de chocolate aceitável, há sempre vários aspectos a ter em conta. Se por um lado sabemos que os benefícios associados ao chocolate se devem ao cacau, sabemos também que a gordura e o açúcar são os principais constituintes deste alimento. Doses elevadas de açúcar, para além de aumentarem o valor calórico dos alimentos, têm possíveis implicações na saúde oral e risco de obesidade e diabetes tipo 2.

Recomenda-se que cada pessoa pondere a ingestão de chocolate de acordo com a restante alimentação. Pequenas doses de 25-40 g de chocolate por dia associadas a um padrão alimentar saudável, podem exercer um benefício adicional em alguns indicadores de saúde, sem implicações negativas. Colocar 1 ou 2 quadradinhos de chocolate preto debaixo da língua e deixar derreter lentamente não deixa de ser, portanto, um ritual saudável. Aproveite os melhores quadradinhos e, se por algum motivo sentir que ultrapassou os limites, não caia em desespero ou sentimentos de culpa. Poderá sempre desfrutar de uma alegre caminhada com a família e os amigos.

O confronto entre o seu inconfundível e apreciado sabor (“Que delicioso!”) e a sua elevada densidade energética (“Não pode ser!”) tornam este alimento uma fonte de ambiguidade.


Artigo publicado no site Rituais de Vida Saudável.

Sem comentários: