quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Remédios contra o mau hálito

  • Mastigue especiarias – Ervas aromáticas e especiarias, como canela e anis, são excelentes para o hálito. Tenha sempre à mão uma cravo-da-índia, funcho ou sementes de anis para mastigar depois de ingerir alimentos de odor intenso;
  • Evite certas bebidas – Café, cerveja, vinho e whisky estão no topo das bebidas que intensificam o hálito. Todas elas deixam resíduos na boca que se infiltram no sistema digestivo. De cada vez que respira, estes espalham-se no ar, o que não é muito agradável para quem está à sua volta;
  • Tenha uma escova de dentes sempre à mão – Alguns odores podem ser eliminados – permanente ou temporariamente – se escovar imediatamente os dentes após uma refeição. A grande responsável pelo mau hálito é uma imperceptível película de bactérias mortas e vivas que se aloja entre os dentes e nas gengivas, aquilo que se designa por placa bacteriana. Há cerca de 50 triliões destes microscópicos organismos na sua boca que se alimentam da comida que aí entra, coleccionando sabores e construindo os seus próprios odores. Quando se expira, as bactérias são também expiradas. Se lavar os dentes após as refeições pode diminuir consideravelmente este problema.
  • Escove a língua – A maior parte das pessoas descura a língua quando lava os dentes. Este órgão está coberto por algo que se assemelha a uma floresta de cogumelos quando visto ao microscópico. Sobre as “capas” destes “cogumelos” alojam-se restos de alimentos e bactérias que podem causar mau hálito. Por isso, sempre que lavar os dentes passe a escova suavemente na língua para remover tudo o que possa provocar halitose.
  • Crie o seu próprio gargarejo – Misture extractos de salva, calêndula e menta (todas disponíveis em lojas de produtos naturais) em iguais proporções e bocheche com esta mistura quatro vezes ao dia. Conservar o elixir bucal numa embalagem bem fechada, à temperatura ambiente. Mesmo que não consiga ou não possa escovar os dentes, pode usar este elixir. Adicione algumas gotas num copo de água, após uma refeição, e bocheche bem, removendo assim restos de comida e maus odores.
  • Coma salsa – A salsa, além de dar um tom verde à sua salada, é também um eliminador natural do mau hálito porque contém clorofila, um desodorizante natural. Por isso, pegue na salsa que costuma pôr de lado e mastigue-a bem. Pode também colocar algumas folhas num copo misturador (e também juntar algum agrião) e beber um pouco deste sumo em qualquer altura do dia para refrescar a boca.
  • Masque uma pastilha elástica – Uma pastilha de menta é excelente para disfarçar o mau hálito se tiver estar muito próximo de alguém.
  • Evite alguns tipos de queijo – Não é por acaso que o roquefort e outros queijos azuis são considerados fortes. Os seus odores alojam-se na boca e custam a sair. Outros produtos lácteos, como o leite, podem ter o mesmo efeito.

Artigo publicado na edição de Outubro da revista Máxima.

Sem comentários: