sexta-feira, 23 de maio de 2008

Sopa ou salada de agrião


O agrião, tal como a maioria das verduras, é um vegetal de baixo teor calórico, contendo apenas 22 calorias em cada 100 gramas.

É considerado uma das principais fontes de vitamina A, essencial para uma boa visão e para a saúde da pele. Também possui vitaminas do Complexo B (responsáveis pelo crescimento), além de uma grande quantidade de Vitamina C.

Tem alto potencial de sais minerais como Iodo, Enxofre, Fósforo e Ferro, que são importantes para o funcionamento da glândula tiróide, para a formação dos ossos e dos dentes, evitam a fadiga mental e estão ligados à produção de glóbulos vermelhos do sangue.

O agrião combate a ácido úrico, a tuberculose, o raquitismo, a formação de pedras nos rins, as cistites e ainda os efeitos tóxicos da nicotina. Como um dos produtos mais ricos da natureza, o agrião é digestivo, faz bem ao fígado, é diurético e bom para os diabéticos.

O sumo de agrião, fervido com leite, em partes iguais, dá excelentes resultados contra doenças do peito, catarro e reumatismo e mostra-se eficiente contra a bronquite quando misturado com mel.

Com as suas propriedades tónicas e estimulantes, o agrião tem o poder de abrir o apetite. Assim, deve ser, sempre que possível, servido como primeiro prato, em forma de salada ou sopa.


Compilação de artigos publicados nos sites vitaminasecia e sitemedico.

1 comentário:

Anónimo disse...

Deveriam trocar a fotografia, pois esta representa chicória frisada e não agrião, enganando quem não esteja familiarizado com este vegetal.