sexta-feira, 25 de julho de 2008

Alimentos antidor

A alimentação é uma das vias para paliar os mais diversos mal-estares. Saiba o que deve consumir e as dores que pode aliviar

A dor é o sintoma mais comum e o que mais motiva os pacientes a recorrerem ao médico. Quando o nosso organismo é afectado por uma doença, lesão ou infecção, as terminações nervosas específicas da dor enviam mensagens ao cérebro para o informar dos danos através de uma série de estímulos desagradáveis.

Apesar da ciência tentar encontrar constantemente formas de atenuar a dor, esta pode ser controlada ou evitada, muitas vezes, através de algumas soluções naturais. Uma delas é a alimentação. Saiba o que deve consumir e as dores que pode aliviar:


Peixe azul

O salmão, as sardinhas e o atum em conserva são fontes ricas de ácidos ómega-3, que ajudam a reduzir a inflamação, causa frequente de dor.

Coma: três vezes por semana, reduzindo as carnes vermelhas.


Frutos vermelhos, cenouras e tomates

Estabilizam as membranas celulares, o que reduz as substâncias da dor. Também reforçam o sistema imunitário.

Coma: duas vezes ao dia, em sumo, como sobremesa ou em saladas.


Espinafres, brócolos e acelgas

As verduras de folha verde têm vitamina B, essencial para assegurar a saúde do sistema nervoso, que quando está danificado aumenta as sensações de dor.

Coma: duas vezes ao dia, ao almoço e ao jantar.


Nozes

São uma fonte de ácidos gordos essenciais ómega-3 e reduzem a produção de bradicininas, substâncias que provocam o aumento da permeabilidade capilar, queda da tensão arterial e contracção dos músculos lisos, aumentando a susceptibilidade à dor.

Coma: três nozes todos os dias são suficientes para notar benefícios.


Cereais

Ricos em vitaminas do grupo B, que fortalecem as defesas do organismo. O arroz integral e todos os cereais, em geral, possuem magnésio, que diminui a contracção muscular.

Coma: diariamente, ao pequeno-almoço ou a meio da manhã.


Peru

Graças ao seu L-triptofano, aumenta os níveis de serotonina, a hormona do bem-estar. Se não a tiver em quantidade suficiente, a dor pode afectá-la mais do que é suposto.

Coma: ao almoço, ao jantar ou ao lanche.


Infusões contra a dor


Para além de complementar as suas ementas com estes alimentos que aliviam a dor, termine as refeições com uma infusão. Existem plantas especialmente aconselhadas para acalmar incómodos, como o harpagofito. Apesar de ser um pouco amargo, demonstrou combater a dor muscular com sucesso.

O chá verde, por outro lado, graças aos seus polifenóis, tem a capacidade de reduzir a gravidade da dor. O hipericão também pode ser uma ajuda (beba 4 chávenas por dia).



Cuidado! Estes alimentos pioram a dor

Doces e pastelaria industrial e todos os produtos elaborados com farinhas refinadas, já que desencadeiam dores de cabeça, especialmente as de origem nervosa.

Leite gordo, manteiga, natas, queijo e todos os alimentos demasiado gordos, pois aumentam a produção de prostaglandinas (substância produzida em vários órgãos e tecidos), que, juntamente com as bradicininas (composto orgânico contido nas plaquetas do sangue), pioram a inflamação e a sensação de dor.

Publicado em Sapo Saúde. Responsabilidade científica da revista Prevenir.

Sem comentários: