A dor é o sintoma mais comum e o que mais motiva os pacientes a recorrerem ao médico. Quando o nosso organismo é afectado por uma doença, lesão ou infecção, as terminações nervosas específicas da dor enviam mensagens ao cérebro para o informar dos danos através de uma série de estímulos desagradáveis.
Peixe azul
O salmão, as sardinhas e o atum em conserva são fontes ricas de ácidos ómega-3, que ajudam a reduzir a inflamação, causa frequente de dor.
Coma: três vezes por semana, reduzindo as carnes vermelhas.
Frutos vermelhos, cenouras e tomates
Estabilizam as membranas celulares, o que reduz as substâncias da dor. Também reforçam o sistema imunitário.
Coma: duas vezes ao dia, em sumo, como sobremesa ou em saladas.
Espinafres, brócolos e acelgas
As verduras de folha verde têm vitamina B, essencial para assegurar a saúde do sistema nervoso, que quando está danificado aumenta as sensações de dor.
Coma: duas vezes ao dia, ao almoço e ao jantar.
Nozes
São uma fonte de ácidos gordos essenciais ómega-3 e reduzem a produção de bradicininas, substâncias que provocam o aumento da permeabilidade capilar, queda da tensão arterial e contracção dos músculos lisos, aumentando a susceptibilidade à dor.
Coma: três nozes todos os dias são suficientes para notar benefícios.
Cereais
Ricos em vitaminas do grupo B, que fortalecem as defesas do organismo. O arroz integral e todos os cereais, em geral, possuem magnésio, que diminui a contracção muscular.
Coma: diariamente, ao pequeno-almoço ou a meio da manhã.
Peru
Graças ao seu L-triptofano, aumenta os níveis de serotonina, a hormona do bem-estar. Se não a tiver em quantidade suficiente, a dor pode afectá-la mais do que é suposto.
Coma: ao almoço, ao jantar ou ao lanche.
Infusões contra a dor
Para além de complementar as suas ementas com estes alimentos que aliviam a dor, termine as refeições com uma infusão. Existem plantas especialmente aconselhadas para acalmar incómodos, como o harpagofito. Apesar de ser um pouco amargo, demonstrou combater a dor muscular com sucesso.
Cuidado! Estes alimentos pioram a dor
Publicado em Sapo Saúde. Responsabilidade científica da revista Prevenir.
Sem comentários:
Enviar um comentário