domingo, 13 de julho de 2008

Fadiga mental


O stress, o ritmo de vida agitado e a dificuldade em gerir o tempo afectam negativamente a nossa saúde, desgastando-nos física e emocionalmente. Conheça as substâncias que combatem esse efeito.

Adoptar um estilo de vida saudável é, sem dúvida, o primeiro passo a dar para enfrentar a fadiga mental. Fazer exercício físico, deitar cedo e cedo erguer (como tanto apregoavam os antigos!), seguir uma alimentação equilibrada, aproveitar os tempos de ócio...

O mais importante é preparar o organismo para fazer face a estas contrariedades. Se, para além dos hábitos saudáveis acrescentar a toma de suplementos nutricionais com acção energizante, vai ver que os resultados serão mais rápidos. Os mais indicados para combater a fadiga mental são:

Gingko biloba

Esta árvore tem uma acção neuroprotectora, reduz o envelhecimento cerebral e aumenta a concentração, a memória e a agilidade mental. Conhecida como a planta da geriatria, é utilizado no tratamento da doença de Alzheimer e sintomas associados à demência.

Como tomar: Existem várias formas de o fazer, desde os remédios caseiros elaborados com as folhas frescas, até aos comprimidos que se vendem em farmácias e ervanárias (comprimidos de 120 a 240 mg/dia de extracto estandartizado).


Eleuterococo

Este arbusto tem uma acção adaptogénica, ou seja, aumenta a capacidade do organismo de se adaptar ao stress emocional e físico. Para além disso, regula as funções endócrinas, sobretudo das glândulas supra-renais, contribuindo para a diminuição de casos de fadiga, ansiedade ou depressão provocados pelo stress.

Como tomar: Em extracto fluído, deve tomar de 5 a 15 ml por dia; em comprimidos, 2 a 3 g diários.


Ginseng

É uma planta selvagem que nasce nas florestas da China e da Coreia. Tem uma acção tónica geral sobre o organismo, aumentando o desempenho físico e intelectual: diminui a sensação de fadiga e aumenta a capacidade de concentração e memorização. Tal como o eleuterococo, é um adaptogénico, ou seja, aumenta a energia e a força de vontade ao mesmo tempo que diminui o stress e a ansiedade, e ajuda o corpo a lutar contra situações de exigência, a nível mental e físico.

Como tomar: De 500 mg a 2 g diários de extracto seco ou líquido.


Artigo publicado em Sapo Saúde. Responsabilidade editorial e científica da revista Prevenir.

Sem comentários: