sexta-feira, 18 de julho de 2008

Verdadeiro ou falso? Os mitos da alimentação


As crenças em torno das propriedades dos alimentos são várias. Mas muitas são fantasia. Descubra quais:

O vinho branco não é tão saudável como o tinto: Falso!

Um estudo da Universidade de Barcelona demonstrou que ambos reduzem o risco cardiovascular e aumentam de igual forma o colesterol bom (HDL).

O sumo de laranja evita as constipações: Falso!

Não as evita, mas aumenta as defesas por causa do poder anti-infeccioso da vitamina C. O mais importante é bebê-lo acabado de espremer, para não perder as suas propriedades.

As bolachas de água e sal têm menos calorias que o pão branco: Falso!

Estas bolachas, que parecem inofensivas, têm tanta ou mais gordura que o pão, razão pela qual o seu valor calórico pode, até, ser maior.


Os fritos e o chocolate provocam acne: Falso!

Está demonstrado que não têm relação directa, mas como são fontes ricas em gorduras, se abusar delas, é provável que a pele seja prejudicada.


É bom ingerir iogurtes quando se tomam antibióticos: Verdadeiro!

Estes medicamentos podem destruir a flora intestinal e os lactobacilos do iogurte restabelecem-na, assim como os leites fermentados.

O stress engorda: Verdadeiro!

Investigadores da Universidade da Califórnia descobriram um bloqueador biológico que faz com que o organismo acumule mais gorduras quando está sob stress.


As bananas engordam: Falso!

Uma banana média contém apenas 80 calorias, as mesmas de um ovo cozido. Para além disso, é uma fonte rica em potássio, ácido fólico e vitaminas A e C, que combatem o envelhecimento.

Os produtos light não engordam: Falso!

Ser light significa que retiraram 30% de um ingrediente ao produto (gordura, açúcar ou sal), o que não quer dizer que não engordam. Podem é engordar menos que as suas versões não light (desde que consumidos na mesma quantidade).


Artigo publicado em Sapo Saúde. Responsabilidade editorial da revista Prevenir.

Sem comentários: