sexta-feira, 11 de julho de 2008

Melão com presunto


Deliciosos e nutritivos, são um regalo para a vista e também para o paladar. Descubra a que fazem bem

Têm uma dose considerável de proteínas, hidratos de carbono, gorduras boas e fibra, o que faz deles uma entrada muito completa. Com apenas 310 calorias, também é de destacar o seu elevado conteúdo de cálcio, vitaminas C e D e potássio.

Para além disso, a presença da rúcula confere-lhe propriedades diuréticas e digestivas. Esta receita é, por isso, especialmente indicada para pessoas que sofram de osteoporose, mulheres grávidas e indivíduos com problemas digestivos e/ou anemia.

Ingredientes
(8 pessoas)

450 g de queijo de vaca curado ralado 200 g de rúcula melão 55 g de presunto em fatias finas 20 g de parmesão ralado azeite virgem 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico sal e pimenta

Preparação


  1. Para preparar os cestinhos, aqueça umas gotas de azeite numa frigideira antiaderente. Divida o queijo de vaca em oito partes e vá colocando, uma a uma, na frigideira. Deixe o queijo derreter, sem deixar que se espalhe demasiado, com a ajuda de uma escumadeira. Pressione ligeiramente o queijo para lhe retirar o excesso de gordura e vire-o ao contrário para que cozinhe do outro lado.

  2. Retire o queijo da frigideira e dê-lhe a forma de um cesto, colocando-lhe um copo limpo no meio. Levante as extremidades do queijo, moldando-o contra o copo, e deixe arrefecer. Prepare os outros 7 cestinhos da mesma forma.

  3. Para o recheio, misture numa tigela 4 colheres de azeite, o vinagre, o parmesão ralado, o sal e a pimenta. Acrescente o presunto, a rúcula e o melão cortado em bolinhas. Reparta este preparado pelos 8 cestos e sirva.

rtigo publicado no site http://saude.sapo.pt. Responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista Prevenir.

Sem comentários: