quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Problemas intestinais – Meteorismo


Conheça os elementos a evitar para combater o meteorismo (ventre inchado, desconforto e gases).

Este é um problema muito frequente que, além do aumento de volume do abdómen, está, muitas vezes, associado a desconforto e dor abdominal.


O que é?

Trata-se de uma acumulação excessiva de gases no intestino que provoca espasmos intestinais e distensão abdominal.

Causas:

Existem muitas circunstâncias que estão associadas ao aumento da produção de gás: engolir demasiado ar por comer depressa ou em situações de stress (aerofagia), ingestão de alimentos ricos em hidratos de carbono não absorvíveis (aumenta a fermentação no cólon), mudança brusca na alimentação (aumento do conteúdo de fibra) e tomar antibióticos que alterem a flora intestinal.

O gás do tracto digestivo advém, fundamentalmente, de três fontes: o ar engolido, a produção intestinal e a difusão a partir do sangue.

Sintomas:

Pode provocar arrotos frequentes, ruídos na barriga, inchaço abdominal (que pode obrigar a desapertar a roupa), dor e saída frequente de gases pelo ânus (flatulência).


Tratamento:

Apesar de existirem medicamentos que ajudam a reduzir os incómodos, o truque para tratar o meteorismo está em alterar a dieta, diminuindo a ingestão dos alimentos que provoquem flatulência, e comendo mais devagar.


Alimentos a evitar:

As leguminosas (apesar de poderem ser ingeridas em puré); algumas verduras (couve-flor, repolho, acelga, alcachofra, espinafres, pimentos e alface); cereais integrais (pão, arroz e massa); algumas frutas (passas, damasco, ananás e ameixas); e bebidas como vinho ou refrescos.

Conselhos básicos:

Evite o tabaco, comer rebuçados e pastilhas elásticas. Beba e coma devagar, evitando falar muito durante as refeições. Não ingira bebidas deitado. Para aliviar a dor, aplique calor na barriga e incline o corpo para a frente.


Artigo publicado em Sapo Saúde. Responsabilidade editorial e científica da revista Prevenir.

15 comentários:

margarida disse...

meu marido fez uma cirurgia de intestino, e depois de dois meses fez uma ultrasom de abdome total e deu excesso de meteorismo

Anónimo disse...

Eu sofro isso causa que meu marido tem excessivos gases, e de um cheiro espantoso.
Todo día ele fica largando esse cheiro pela casa toda, acordado, dormindo, e insuportavel, e isso ta virando ja causal de divorcio.
Eu fico enjoada o dia todo causa desse cheiro.
Ele acha normal, fala que sempre foi assim, eu acho que tem de ter alguma coisa no intestino que nao ta funcionando bem, porque nunca vi um cheiro tao desagradavel...
Caso ele nao ir no médico, eu desisto! Nao e vida, ate parece que vivemos num saco de lixo apodrecendo, nao há spray que acabe com esse odor. Vixe...

Anónimo disse...

adoro peidar, deixa seu marido em paz

Anónimo disse...

Ó brasileirada dum carago, deixem de comer feijão preto com arroz branco, que acaba a peidolândia!!!!!

Viver com a metadona disse...

só este tipo de comentarios na internet para me fazer rir....bom mas o tripeiro tem razão, o feijão preto apesar de fazer muito bem pode ser essa a razão...mudar os habitos alimentares e deixar de comer de noite .... mas deve se aconcelhar com um médico e nutricionista....

Anónimo disse...

Que fedor

custodio junior disse...

na maioria dos casos,lactobacilos e restrição alimentar resolve 85% dos casos.Usei Flora 5 e acabou o problema.

Unknown disse...

Gente e só ferver o feijão antes e jogar a primeira água fora que não deixa dar gases, depois é só cozinhar normal

Anna / Décio disse...

Kkkkkkkk

Ana Elisa Carvalho disse...

Silvana Brilhante: é verdade, basta ferver o feijão conforme vc comentou.

Ana Elisa Carvalho disse...

Silvana Brilhante: é verdade, basta ferver o feijão conforme vc comentou.

Anónimo disse...

Galera deixe o feijão de molho,de um dia para o outro,depois descarte a guarda e coloque outra,e cozinhe...pronto tirou todas as toxinas e fermentacaoes.

Anónimo disse...

eu tenho 1 dor do lado esquerdo e peido mais que porco no xikeiro mas adoro peidar por isso não tomo nada para passar a dor então

Unknown disse...

Dor de gases for muito mas peidar e muito bom erva doce e luftal .mas fazer dieta é muito importante.

Professora Dila Rodrigues disse...

Cuide dele oriente realmente não é normal