domingo, 4 de janeiro de 2009

Dê anos de vida ao seu coração - Parte 1


O som é fácil de reconhecer. Tic-tac, tic-tac. Sístole, diástole, sístole, diástole... Este é o ritmo constante do seu coração, que, por razões óbvias, se pode comparar a um relógio.

Para além de cuidar do seu mecanismo (através das medidas preventivas sobejamente conhecidas e recomendadas habitualmente), deve acertá-lo, conhecendo e pondo em prática as últimas novidades da ciência.

Recentemente, alguns investigadores chamaram a atenção para truques cardioprotectores ditos não-tradicionais e todos eles têm algo em comum: ajudam a rejuvenescer o coração e a deixá-lo com a corda toda!

Lembre-se que as doenças cardiovasculares têm um desenvolvimento progressivo e que, apesar do resultado destas medidas não ser imediatamente visível, revelar-se-á fundamental daqui a 10 ou 20 anos.


Gordura abdominal sob controlo

Para saber se alguém tem excesso de peso e, por isso, tem aumentado o seu risco cardiovascular, é essencial medir o perímetro abdominal. Na mulher é considerado saudável se for inferior a 88 cm, e no homem se for menor do que 102 cm.

De acordo com os especialistas na área de obesidade, se estes valores forem ultrapassados, é necessário visitar o médico para perder peso e reduzir a gordura abdominal acumulada, que aumenta substancialmente o risco de vir a padecer de complicações cardiometabólicas.


Actividade física: uma hora por dia!

Quanto tempo devemos dedicar à actividade física para manter o coração e as artérias em boa forma e reduzir a possibilidade de adoecerem? De acordo com um estudo recente (DREW) publicado no jornal da associação médica americana JAMA, o benefício da actividade física depende da dose. Quanto mais se fizer, mais vantajosa é para a saúde, embora esta seja sempre benéfica independentemente do número de horas praticadas.

«O que tem sido recomendado», refere Luís Negrão, «são 30 minutos de actividade física de intensidade moderada, durante cinco dias por semana, que podem ser divididos em três períodos de 10 minutos». Mas esta recomendação tem vindo a ser alvo de actualizações.

«Alguns organismos internacionais propõem que se passe a 60 minutos de actividade física diária», explica o especialista. Por actividade física entende-se todo o movimento corporal produzido pela musculatura esquelética, do qual resulta um dispêndio energético acima do nível de repouso.

Não confundir com exercício físico, que é um tipo de actividade física em que o movimento é repetitivo, devidamente estruturado e planeado, com o objectivo de melhorar ou manter a condição física.


Dê água aos seus rins

De acordo com os especialistas em Nefrologia, os rins são a sentinela do coração, pelo que a protecção cardiovascular está relacionada com a renal e vice-versa.

Para reforçar a saúde de ambos os órgãos é recomendável, entre outras medidas, moderar a ingestão de bebidas alcoólicas (em excesso podem danificar os rins, provocar hipertensão e insuficiência renal) e ingerir menos sal (o seu consumo excessivo não só está relacionado com a subida da tensão arterial, como também afecta a função renal).

Para além disso, alguns estudos indicam que beber três litros de água por dia não só prolonga a vida de uma pessoa, em média, cinco anos, como lhe dá mais qualidade.


Artigo publicado em Sapo Saúde. Texto: Fernanda Soares. Revisão científica: Dr. Luís Negrão (assessor médico da Fundação Portuguesa de Cardiologia). Responsabilidade editorial e científica da revista Prevenir.

Sem comentários: