A boca é a porta de entrada para uma boa saúde.
De facto, quanto mais saudáveis as suas gengivas estiverem, melhor estará todo o seu corpo, diz Michae1 F. Roizen, médico. «Prevenindo os problemas de gengivas com uma boa higiene oral, é uma forma fácil de ajudar a evitar os ataques cardíacos, impotência, rugas, alguns cancros e certas complicações durante a gravidez.»
Novas descobertas:
Coma iogurte.
- Quem consome bastantes produtos lácteos por dia tem menos probabilidades de contrair gengivites. Investigadores japoneses admitem que isto possa acontecer devido ao ácido lácteo, presente em alimentos como os iogurtes e alguns queijos. As bactérias saudáveis destes alimentos parecem impedir o crescimento das bactérias más, responsáveis pelas doenças das gengivas. «Consumir um iogurte por dia, por exemplo, ajuda a reduzir o risco», afirma Susan Karabin, directora da Academia Americana de Periodontologistas. (Claro que lavar os dentes todos os dias também ajuda!)
Não fume.
- O tabaco é uma das maiores causas de doenças nas gengivas, e estudos recentes sugerem que a marijuana é também maléfica para as gengivas. As substâncias tóxicas presentes no fumo do cigarro inibem a capacidade do organismo em combater as inflamações.
Artigo publicado na edição portuguesa da revista do Reader’s Digest de Setembro de 2008, da responsabilidade de Patrícia Curtis.
Sem comentários:
Enviar um comentário