sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Gengivas Saudáveis


A boca é a porta de entrada para uma boa saúde.

De facto, quanto mais saudáveis as suas gengivas estiverem, melhor estará todo o seu corpo, diz Michae1 F. Roizen, médico. «Prevenindo os problemas de gengivas com uma boa higiene oral, é uma forma fácil de ajudar a evitar os ataques cardíacos, impotência, rugas, alguns cancros e certas complicações durante a gravidez.»

Novas descobertas:

Coma iogurte.
  • Quem consome bastantes produtos lácteos por dia tem menos probabilidades de contrair gengivites. Investigadores japoneses admitem que isto possa acontecer devido ao ácido lácteo, presente em alimentos como os iogurtes e alguns queijos. As bactérias saudáveis destes alimentos parecem impedir o crescimento das bactérias más, responsáveis pelas doenças das gengivas. «Consumir um iogurte por dia, por exemplo, ajuda a reduzir o risco», afirma Susan Karabin, directora da Academia Americana de Periodontologistas. (Claro que lavar os dentes todos os dias também ajuda!)

Não fume.

  • O tabaco é uma das maiores causas de doenças nas gengivas, e estudos recentes sugerem que a marijuana é também maléfica para as gengivas. As substâncias tóxicas presentes no fumo do cigarro inibem a capacidade do organismo em combater as inflamações.

Artigo publicado na edição portuguesa da revista do Reader’s Digest de Setembro de 2008, da responsabilidade de Patrícia Curtis.

Sem comentários: