quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Dê anos de vida ao seu coração - Parte 2


As últimas novidades da Nutrição

A par das recomendações genéricas subscritas pelo Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva (reduzir o consumo de sal, álcool, açúcar e gorduras saturadas e aumentar a ingestão diária de vegetais e fruta), investigações recentes comprovaram os benefícios dos seguinte alimentos para a saúde do coração:
O estudo PREDIMED (levado a cabo em Espanha), criado para analisar os efeitos da dieta mediterrânica na prevenção cardiovascular, demonstrou que incluir nozes na alimentação diária potencia a redução do dano oxidativo causado pelo colesterol mau ou LDL. As nozes são ricas em ácidos gordos ómega-3, nutrientes e outros compostos cardiosaudáveis, como fibra, fitoesteróis, ácido fólico e antioxidantes, que normalmente ajudam a reduzir o risco de enfarte.

A Fundação Espanhola do Coração incluiu a carne de coelho entre os alimentos recomendáveis para a dieta de prevenção cardiovascular, por ser uma carne magra, com uma baixa proporção de gordura e menor conteúdo de ácidos gordos saturados e colesterol do que outras carnes. Para além disso, possui minerais como ferro, zinco, magnésio, e uma grande quantidade de vitaminas do grupo B, E e um baixo conteúdo de sódio.

Quanto mais colorido for um vegetal, mais rico é em antioxidantes, substâncias que ajudam a contrariar as reacções químicas que provocam aterosclerose. A cor é tão importante que a Associação Americana do Coração recomendou explicitamente que o «consumo de frutas e verduras variadas regularmente, especialmente as verde escuras, cor-de-laranja intenso ou amarelas», como as cenouras, a beterraba, folhas verdes... No caso da fruta, o mais importante é a cor da polpa.


Fomente o trabalho de equipa

Fazer actividade física, controlar o peso, largar o tabaco... Quando este tipo de comportamentos são adoptados em conjunto, a adesão é maior do que quando são colocados em prática individualmente.

«Para ter um coração saudável e evitar que adoeça convém juntar-se a um grupo», foi um dos lemas difundidos em diferentes países no Dia Mundial do Coração em 2007.

De acordo com Manuel Triana, da Sociedade Colombiana de Cardiologia, «em grupo, tem-se três vezes mais hipóteses de manter uma dieta e peso saudáveis, e as probabilidades de deixar de fumar duplicam».


Fuja da poluição

Quanto mais tempo se afastar da poluição e do trânsito e quanto mais limpo for o ar que respira, mais anos o seu coração e as suas artérias vivem. Especialistas da Universidade de Taiwan demonstraram, através de um estudo, que o ar poluído da cidade afecta os indicadores-chave do risco cardiovascular nos jovens, como a inflamação, o stress oxidativo e a coagulação.

De acordo com outro estudo das universidades de Edimburgo e Umea, pessoas com uma doença cardíaca estável que se exponham, mesmo por poucos instantes, à combustão de gasóleo, habitual na cidade, têm um menor afluxo sanguíneo ao coração e sofrem mudanças na sua actividade cardíaca.


Respire fundo

Os ataques de fúria podem desencadear arritmias severas, que, por sua vez, são mais prováveis quanto mais a pessoa estiver aborrecida ou irritada, podendo até ser potencialmente mortais, segundo revela um trabalho do Hospital Brigham and Women's de Boston, nos EUA.

De acordo com a Federação Espanhola do Coração (FEC), a relação entre as tensões e as doenças do coração está confirmada. Quando os sintomas de stress aparecem, tente abrandá-los, reflectindo e perguntando a si mesma:

«O que é que provoca este stress?» e «vale mesmo a pena aborrecer-me por causa disto?». De certeza que é mais do que suficiente para reduzir, pelo menos, a ansiedade e procurar ajuda.


Artigo publicado em Sapo Saúde. Texto: Fernanda Soares. Revisão científica: Dr. Luís Negrão (assessor médico da Fundação Portuguesa de Cardiologia). Responsabilidade editorial e científica da revista Prevenir.

Sem comentários: