
O processo normal que nos faz sentir frio ocorre quando o sangue se afasta da pele e vai para os órgãos aumentando assim a temperatura corporal. O álcool inverte este processo, aumentando o fluxo do sangue para a pele e provocando uma baixa abrupta na temperatura do corpo. Também inverte outros reflexos de controlo da temperatura corporal.
Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa do Exército da Medicina Ambiental, nos Estados Unidos, descobriu que “o mecanismo primário pelo qual o álcool acelera a queda da temperatura do corpo” assenta na redução da capacidade de tremer (a forma que o corpo tem de produzir calor). Outro estudo, publicado em 2005, descobriu que depois de uma única bebida, o corpo tenta contrariar a breve sensação de calor causada pelo aumento do fluxo de sangue para a pele ao aumentar a sudação, que só reduz a temperatura de corpo ainda mais.
Pode parecer insignificante, mas vários estudos descobriram que a ingestão de álcool muitas vezes tem influência sobre problemas de saúde e mortes relacionados com hipotermia. Os peritos dizem que é algo para ter em atenção nas actividades ao ar livre.
O Cerne da questão: O álcool pode fazer-nos sentir mais quentes, mas o seu efeito real é uma baixa rápida na temperatura corporal.
Artigo publicado em Sapo Saúde, na rubrica 100% Natural.
Sem comentários:
Enviar um comentário