Visto muitas vezes como um simples aperitivo raramente nos damos conta das vantagens que o tremoço pode trazer para a nossa saúde. Leguminosa da mesma família das ervilhas e das favas, o tremoço é extremamente tóxico quando é colhido da planta, ainda em grão seco.
Só depois de cozido e demolhado em água salgada se torna comestível. Já na Antiguidade era consumido por diversos povos que lhe reconheciam propriedades vantajosas sendo mesmo, para alguns deles, considerado um alimento básico.
Mais nutritivo do que o leite ou a carne, embora não os substitua, o tremoço é rico em proteínas, em vitaminas do complexo B e E, cálcio, fósforo, potássio, ferro, fibras e ácidos gordos insaturados (ómega 3 e 6). É, por isso excelente para os ossos, contribui para um bom funcionamento do trânsito intestinal, ajuda a controlar a taxa de açúcar no sangue, o colesterol e reduz o apetite. Além disso as suas propriedades emolientes, diuréticas e cicatrizantes favorecem a renovação das células.
http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/nutrition/
http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/nutrition/
3 comentários:
Boa tarde,
Ouvi dizer que podemos consumir tremoço cru. Isto é verdade? Também como podemos aproveitar todas as vitaminas que ele possui?
Nunca comi tremoço de outra maneira.
gosto muito de comer tremocos,sou diabetica.nao faz mal?
Enviar um comentário