sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Baixa densidade muscular aumenta risco de hospitalização em idosos


O índice de densidade muscular medido a partir da quantidade de massa magra do corpo tem relação directa com risco de hospitalização.
Os idosos com menor massa muscular apresentam um risco de internamento hospitalar (que está directamente relacionado com a mortalidade) 50% maior do que os que têm alta densidade muscular.

A conclusão surge de uma pesquisa da Associação Norte-Americana de Geriatria, a partir do acompanhamentode um grupo de mais de três mil voluntários com idades entre os 70 e 80 anos, durante cinco anos.

Os investigadores constataram que o melhor indicador para os idosos é a medição da capacidade muscular. A execução de movimentos simples como levantar-se e caminhar traduzem melhor a densidade muscular do que simplesmente a medida do tamanho dos músculos, anteriormente utilizada.

Se a actividade física não for mantida durante a vida, a perda de massa muscular pode chegar a mais de 50% da massa muscular da juventude.

Segundo os geriatras norte-americanos, mais de metade dos idosos daquele país tem baixa densidade muscular, portanto, risco de morte aumentado.

Contudo, trata-se de um factor de risco que pode ser revertido com a prática de exercício físico, aumentando não só a longevidade como principalmente a qualidade de vida dos idosos.


Publicado em Sapo Saúde em 14-08-2009

Sem comentários: