sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O que deve comer no Verão


Verão é sinónimo de grelhados. As churrascadas, equivalem, normalmente, à ingestão de grandes quantidades de carne e/ou peixe.

A fisiologista do controlo de peso Teresa Branco esclarece que «a dose diária recomendada de carne ou peixe não ultrapassa uma peça do tamanho da palma da mão».

Substitua estas refeições por legumes na chapa. Pimentos, espargos verdes, courgettes, cebola, couve roxa... todos estes vegetais são pouco calóricos quando não lhes adicionamos gordura e têm um óptimo sabor quando temperados com azeite virgem, vinagre balsâmico e ervas aromáticas.

Pedro Queiroz, da Clínica de Nutrição do Porto, também tem sugestões verdes para este Verão: tomate recheado no forno com cogumelos e beringela grelhada com rebentos de soja. Quanto à sobremesa, o nutricionista aconselha a opção por gelados confeccionados à base de fruta fresca e iogurte e sem adição de açúcar.

«Experimente juntar iogurte líquido, alguns morangos e cubos de gelo num liquidificador. Depois de algumas horas no congelador, sirva com pedaços de maracujá», recomenda ainda.


Artigo publicado em Sapo Saúde. Texto de Ana Prista. Revisão científica do Dr. Pedro Queiroz (Clínica de Nutrição do Porto) e da Dra. Teresa Branco (fisiologista na gestão do peso da Clínica Metabólica). Responsabilidade editorial e científica da revista Prevenir.

Sem comentários: