sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Tomar sumo de laranja todos os dias pode proteger o coração


Um estudo recente da Associação Americana do Coração indica que tomar sumo de laranja pode ser uma boa forma de prevenir problemas cardiovasculares.

Segundo os autores, um antioxidante chamado hesperidina melhora a função vascular, ajudando a reduzir os riscos de doença cardíaca.

No estudo, 24 homens saudáveis com risco de doença cardiovascular beberam, em meses diferentes, 500 ml de sumo de laranja por dia (que tem, naturalmente, 292 mg de hesperidina), uma bebida com as mesmas calorias do sumo, e uma bebida fortificada com 292 mg de hesperidina.

Os investigadores notaram que, nos meses em que os voluntários tomaram a dose diária do sumo ou da bebida fortificada, apresentaram uma melhor função endotelial (do revestimento interno dos vasos) e menor pressão sanguínea.

Além disso, o consumo do sumo e da outra bebida com o antioxidante foi associado a um melhor perfil de expressão de genes, que também ajuda a reduzir os riscos cardiovasculares.

Porém, estudos com mais voluntários e de longo prazo são necessários para confirmar se o sumo pode realmente proteger contra problemas cardiovasculares.


Publicado em Sapo Saúde em 23-07-2009.

Sem comentários: