domingo, 23 de agosto de 2009

Todos os benefícios da fruta de Verão - Parte 1

Hidratante, energética, vitamínica e pouco calórica. Estas são algumas das propriedades saudáveis da fruta de Verão, que agora, graças aos hipermercados, à excepção de algumas variedades, pode ser praticamente adquirida em qualquer época do ano.

O Verão é a época do ano em que é mais fácil comer fruta.

Por um lado, o leque de possibilidades alarga-se, por outro, a chegada do bom tempo propicia a ingestão de alimen­tos frescos. Assim, já não há desculpa que nos impeça de seguir as recomendações alimenta­res: ingerir duas a três peças de fruta por dia.

Entre as propriedades destes frutos, são de destacar os seguintes benefícios:


Hidratantes


O seu elevado conteúdo de água (quase 80%) faz desta fruta um alimento com grande capacidade hidratante que não só cuida da pele, como favorece todo o seu metabolismo.

Nutritivos

São particularmente ricos em vi­taminas, minerais e fitoquímicos, entre eles, os flavonóides e fitofenóis, com poder antio­xidante, que combatem o envelhecimento celular.

Digestivos

A sua grande quantidade de fibra dietética favorece o funcionamento adequado do trânsito intestinal; para além disso, são depurativas e saciantes.

Leves

Apesar de conterem uma boa dose de hidratos de carbono, provenientes da frutose, fornecem poucas calorias devido ao seu elevado aporte de água (morangos, melão, melancia, pêssego...) e ao facto de não conterem gordura.


Sem comentários: