domingo, 1 de novembro de 2009

Prevenir a Gripe A com...plantas medicinais?

Existem vários estudos a decorrer neste momento para concluir quais as plantas medicinais mais eficazes contra este vírus H1N1.

Enquanto esses estudos não estão concluídos, podemos recorrer a plantas medicinais que são activas contra outros vírus e que poderão também ter uma acção sobre o H1N1, porque aumentam a eficácia do nosso sistema imunitário. Com base nesses pressupostos, aconselho para prevenir a infecção pelo vírus H1N1 as mesmas plantas que comprovaram cientificamente serem eficazes contra o vírus da gripe comum (influenza).

A equinácia, tem sido aconselhada por vários naturopatas o que levou a uma grande procura nas últimas semanas e pode fazer com que esgote rapidamente.

No entanto, existem alternativas tão ou mais eficazes tais como a uncária (unha de gato), o visco branco, a hidrastes, o eucalipto e o tomilho. Existem ainda outros suplementos alimentares que também possuem uma forte acção antiviral, tais como os cogumelos ganoderma, shitake, coriolus e agaricus, enzimas como a papaína, bromelaína, lizossima e catalase e produtos da colmeia como o própolis.

Também algumas frutas ou partes de frutas têm uma forte acção antiviral. As sementes de toranja e limão, as grainhas da uva, a papaia, a acerola e a romã. Por último, recomendo um bom suplemento com vitamina C (500 a 1000 mg) e zinco (15 a 30 mg).


Artigo publicado em Sapo Saúde. Texto de João Beles (naturopata).

Sem comentários: