sexta-feira, 10 de julho de 2009

Melancia, 24 calorias que hidratam, e não só...


É leve, antioxidante e diurética, e fornece água e minerais essenciais para o correcto funcionamento do seu organismo.

Juntamente com o melão, é a rainha das frutas de Verão. Para além de ser muito refrescante (cerca de 90% da sua polpa é constituída por água), não engorda e tem imensas propriedades saudáveis, sendo rica em vitaminas (A, C e B) e minerais (cálcio, fósforo e ferro). Para saber mais sobre os benefícios desta e de outra fruta de Verão, clique aqui.

O elevado conteúdo de licopeno faz da melancia uma arma muito poderosa contra problemas cardiovasculares e contra os radicais livres, substâncias nocivas que aceleram o envelhecimento das células, fazendo com que a pele perca firmeza e elasticidade.

Mas não é tudo. O seu poder antioxidante está ainda associado à redução do risco de alguns tipos de cancro, em particular do pâncreas, pulmão, cólon e próstata (as suas sementes também ajudam a preservar a saúde da próstata, pelo que aconselha-se os homens a beber batidos de melancia com as sementes trituradas).

É um diurético excelente, uma vez que reduz a retenção de líquidos. Também tem propriedades depurativas porque ajuda a eliminar substâncias residuais através da urina. É indicada para pessoas que sofram de cálculos renais, ácido úrico elevado ou hipertensão.

Tem um efeito calmante sobre a mente e as emoções. Para potenciar esta acção, é aconselhável ingeri-la em sumo, separando as sementes, que são oleosas e nutritivas. Se, para além disso, lhe juntar umas cerejas sem caroço, vai obter um bom aliado para a pele e um método natural para combater o stress.

Opte pelas que têm marcas amarelas na casca para garantir que escolhe uma madura. Se as manchas forem brancas ou esverdeadas significa que foi colhida antes do tempo e, portanto, não terá sabor.

Na altura de a comprar, agarre-a com uma mão e dê-lhe umas palmadas com a palma da outra. Se o som lhe parecer oco é porque está no ponto certo.

Finalmente, verifique se a superfície não tem cicatrizes, áreas sujas ou amachucadas nem outros defeitos. Se a comprar aos pedaços, certifique-se de que a polpa é firme e sumarenta.

Inteira, conserva-se à temperatura ambiente durante um mês.

Depois de aberta, guarde-a no frigorífico, envolta em película aderente para evitar que seque. Tente manter a temperatura do frigorífico acima dos 7º C, uma vez que a melancia é muito sensível ao frio e acaba por estragar-se.

Sabia ainda que a melancia pode ajudar a combater a disfunção eréctil? De acordo com o Fruit and Vegetable Improvement Center da Universidade da Universidade do Texas (EUA), a melancia possui um fitonutriente designado citrulina (depois de ingerido é convertido em arginina) que estimula a produção de ácido nítrico, promovendo um efeito de relaxamento dos vasos sanguíneos (o que também é útil no tratamento de problemas cardiovasculares) e facilitando, por conseguinte, a erecção.

Melancia sem sementes

Não é muito conhecida em Portugal mas o facto é que existe. A melancia sem sementes, ou triplóide, tem o mesmo conteúdo de vitaminas, cálcio, fósforo e licopeno, e, acima de tudo, o mesmo sabor que a melancia tradicional.

Começou por ser produzida nos Estados Unidos da América, despertou o interesse dos brasileiros e chegou recentemente a terras de nuestros hermanos. Para saber mais sobre a melancia sem sementes visite o site espanhol www.sandiafashion.com.

Boa fonte de magnésio e potássio

Calorias: 24
Hidratos de carbono: 5,5 g
Fósforo: 5 mg
Cálcio: 10 mg
Potássio: 100 mg
Vitamina A: 50 ug
Magnésio: 12 mg

Valores por 100 g de melancia

Artigo publicado em Sapo Saúde. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos, Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. Responsabilidade editorial e científica da revista Prevenir.

5 comentários:

Pablo Barros disse...

Obrigado pela notícia sobre a melancia. Eu já fazia uso como calmante e redutora do estresse. Consigo um efeito notável nestes âmbitos.

Gislene disse...

Ótima matéria ! Eu não sabia de todos os benefícios da fruta . Sempre fui uma consumidora voraz ! Pensando bem, já que não engorda, vou comer um pedaço agora...

Jorge Ramiro disse...

Eu não sabia de todos os benefícios da fruta. Meu cachorro adora as frutas, mas eu não quero alimentá-lo com frutas porque tem muito açúcar. Eu dou-lhe Pedigree de comer, porque é uma comida equilibrada.

biscoitinho de caramelo disse...

Olá... ainda existem pessoas como o Sr. Jorge Ramiro???... ou será que anda a fazer publicidade à Pedigree... sinceramente não compreendo...quanto às melancia eu só como melancia durante a semana e um batido de morango ao pequeno almoço... e sinto-me ótima... Bjos

Anónimo disse...

Adoooroo melancia!!! Como praticamente todos os dias, após a atividade fisica!! Achei muito boa a matéria!!!