sexta-feira, 31 de julho de 2009

Pirâmide Diurética - Parte 1

Inchaço, edemas e desconforto. Os anéis que deixam de servir nos dedos, os sapatos que custam a calçar ao fim do dia, o botão das calças que teima em não fechar.

O que é a retenção de líquidos?

Em circunstâncias normais, os líquidos existentes no corpo estão distribuídos pelo sangue, líquido celular e líquido extra-celular, num equilíbrio conhecido como homeostase. Dos líquidos que estão fora da célula, 5% correm nos vasos e 15% estão no espaço intersticial (entre os tecidos). Um homem saudável de 70 kg tem cerca de 42 litros de água no corpo, 28 dentro das células, 3,5 l circulantes e 10,5 l entre os tecidos. Se este equilíbrio por algum motivo se alterar e o fluido intersticial não for devidamente excretado pelo sistema linfático, vai ficar retido no organismo, causando edema e inchaço generalizado.


Sintomas
O inchaço pode afectar várias partes do corpo. Pelo efeito da gravidade, é sentido de forma mais intensa nas pernas e tornozelos, mas também pode afectar a face, os braços, as mãos ou a zona abdominal.


Causas
Pode ser uma questão comportamental, como o estar demasiado tempo sentado, hormonal, no caso do síndrome pré-menstrual das mulheres, ou congénito, como doenças cardíacas ou dos rins. O uso de fármacos (pílula anticoncepcional ou antiinflamatórios não esteróides) também podem ser factores de risco.


O efeito diurético
A diurese é a produção de urina pelos rins. Aumentar a diurese ajuda o organismo a eliminar o excesso de água e sódio. Por diminuir a quantidade de fluido que circula nos vasos sanguíneos, a pressão arterial na parede das artérias é menor, o que torna esta dieta a mais indicada para quem sofre de hipertensão.


Artigo publicado em 20-10-2008 no site Performance Online

Sem comentários: